Aprendendo para o futuro

Seis escolas de Ensino Fundamental e com Educação Infantil em Canguçu (duas), Piratini (duas), Pinheiro Machado e Candiota recebem do Ministério da Cultura conjuntos do projeto Nosso Cantinho da Leitura, composto por 50 livros de autores afro-brasileiros e indígenas, dez bonecas de pano produzidas pela Rosas Negras, uma capulana (tecido colorido) e cinco unidades de giz de cera com 24 tons de pele cada. Em Canguçu, as escolas são a Presidente Getúlio Vargas (foto) e Presidente Castelo Branco, em Piratini para a escola Vera Maria de Azevedo Moreira e a Secretaria de Educação. Já em Pinheiro Machado, a escola contemplada é a Pinheirinho e, em Candiota, a Escola Neli Betemps. No Rio Grande do Sul, 12 municípios já foram contemplados e estes são os primeiros na região. O Projeto Nosso Cantinho tem o patrocínio da CMPC Celulose. Excelente iniciativa.

PAUTA
Quando tudo parecia transcorrer para o encerramento normal da sessão de ontem na Câmara de Vereadores em Pelotas, entra em discussão proposta da vereadora Marisa Schwarzer (PSB). Sugere o encaminhamento ao governador do Estado do Rio Grande do Sul (o nome não é citado) de uma Moção de Apelo.

DESEJO
Espeto não lembra de ter acompanhado este tipo de proposta. A Moção de Apelo pede para que conceda – o governador – com a máxima urgência, a redução do ICMS sobre o preço final de vendas das rações para cães e gatos.

MI-AU
Na justificativa, a necessidade de alimentar animais que vivem nas ruas, o que gera despesas para cuidadoras em geral. Também a vereadora Cristina Oliveira (PDT) já apresentou proposição com o mesmo objetivo.

PROVOCAÇÕES
Proposta entra em discussão e o clima esquenta. Após as justificativas, o vereador Anselmo Rodrigues (PDT) fala e diz ser contra, pois sua prioridade são as pessoas. Em tom irônico, disse que cães comiam picanha e que ele tinha preocupação com quem bate na porta pedindo um pedaço de pão velho.

BRONCA
Foi o que bastou. A vereadora Cristina Oliveira, quase chorando, criticou o colega de bancada. Disse que o respeitava, mas que não admitiria o seu desrespeito à causa animal. “O senhor me respeite. Fale no seu nome”, apontou ela. Anselmo retrucou com a frase “a sua causa é animal, a minha é gente”.

CORRERIA
Nunca antes na história da Câmara, o plenário recebeu tantas pessoas em poucos segundos. Assessores foram ao local para ver o que acontecia. Às 10h30min o presidente Cesinha (PSB) suspendeu a sessão.
AMOR
Na volta, vereador Rafael Amaral (PP) abriu seu coração. “Eu amo esse velho, mas eu vou te dizer que estás errado. O teu coração é grandioso, mas eu não posso deixar de reconhecer a causa animal. Também quero menos ICMS para a saúde”, disse.

DEFINIDO
Fernanda Miranda (PSOL) falou em desrespeito a uma luta legítima e que Anselmo não citava nomes, mas fazia insinuações. “Tem que ter muito cuidado”, comentou. Anselmo, antes de votar contra, arrematou: “Eu não tô errado, eu prefiro gente”. Moção de Apelo aprovada por 14 x 1 votos.

REPRESENTAÇÃO
Seguem os problemas com a nunca concluída eleição para conselheiros tutelares em Pelotas. Novas denúncias sobre o não cumprimento de prazos, mudanças de regras previstas no edital e possível antecipação de nomes selecionados estão na ordem do dia.

COMPORTAMENTO
Plenário da Câmara de Canguçu rejeita o novo pedido de cassação do mandato da vereadora Iasmin Roloff (PT), apresentado pelo vereador Xico Vilela (PP). É o segundo com o mesmo destino. Há pedido de cassação do mandato de Vilela por quebra do decoro parlamentar.

ESPERA
Com a decisão de sequência do projeto de licitação para o futuro novo prédio da Câmara de Vereadores de Pelotas no Parque Una, a tramitação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) é aguardada. O voto da relatora Ana Cristina Moraes está em fase de transcrição e depois será publicado.

ENTENDA
Os coordenadores das escolinhas de futebol do Pelotas, Daniel Carvalho e Fábio Borba, acompanhados pelo vereador e assessor especial de Esporte da Prefeitura, Carlos Júnior (PSD), estiveram em reunião com o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, deputado federal Danrlei de Deus (PSD). Trataram da identificação de alternativas de financiamento para qualificar a atual estrutura na Boca do Lobo para a formação de jovens atletas. Danrlei e Daniel não foram adversários dentro do campo, mas o futebol também foi tema. Danrlei recebeu uma camiseta do Lobão (foto).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

GRANA

Próximo

Deixe seu comentário